Shang-Chi: resenha sem spoilers pesados
Shang-Chi é um dos heróis que está destinado a compor o time de novos Vingadores nesta nova fase da Marvel.
Seu filme de estreia nesse universo fantástico do MCU era um dos mais esperados pelos fãs, porém a maior parte das pessoas que não acompanha “de cabo a rabo” os filmes e séries da produtora de quadrinhos nem estava sabendo da existência do filme.
O motivo? Pouca divulgação. Mas, pensando nisso, resolvemos fazer uma resenha sem spoilers densos para trazer um pouco da história do filme e qual o período ele se encaixa após os eventos de Vingadores Ultimato.
Enredo, história e personagens
Quando o filme começou, estranhei que estava legendado, já que havia pego uma sala dublada, mas aí já reside um dos pontos fortes do filme e que marca a representatividade que muitos sites já divulgavam a respeito desse filme: grande parte do elenco é chinesa, logo, o principal idioma utilizado no filme é o mandarim.
Mas, alguns minutos depois, o cenário vem para o presente e o filme normaliza no português para quem está assistindo ou o inglês para quem escolheu legendado e essa troca entre idiomas perpassa todo o filme.
O filme começa narrando a história do pai de Shang-chi, Wenwu, história essa que começa 1000 anos atrás, numa China ainda marcada pela “idade média” chinesa.
Nesse momento, ele já aparece com os 10 anéis que é o elemento foco do filme, portanto não mostra como ele foi adquirido.
Wenwu teve como objetivo conquistar uma vila mágica chamada Tai Lo, porém, a vila é super protegida contra invasores e, ao chegar lá, anos no futuro (já tinha carro), quase foi engolido pela selva em um denso labirinto de árvores.
Ele conseguiu fugir e encontrou com uma “defensora” da vila e, após ela derrotar o “sabe-tudo”, ambos resolveram se casar e deram origem ao Shang e sua irmã que é dois anos mais nova que ele.
Porém, devido aos vários erros cometidos pelo pai de Shang no passado, um deles reverberou em sua mãe enquanto ela estava sozinha no palácio cuidando dos dois filhos e, mesmo tentando dar conta de vários bandidos, não aguentou e acabou falecendo.
No presente, Shang se chama Shaun e mora nos Estados Unidos, tem uma amiga e ambos são manobristas de carros em um hotel, até que certo dia, soldados dos dez anéis o atacam e roubam seu pingente dado por sua mãe. Com isso, toda a história começa.
Efeitos visuais
Os efeitos visuais do filme são maravilhosos, dignos de um filme da Marvel, mas com aquele “Q” de produções asiáticas.
Em um certo ponto do filme vocês verão um dragão muito lindo, os ataques do Shang-Chi com os 10 anéis e aquelas cores douradas quase se assemelham a uma luta de Dragon Ball no momento em que o Goku está soltando um Kamehameha.
Poderes dos Dez Anéis

Apesar de não aparecer no filme, cada anel tem um tipo de poder específico, confira a seguir quais são:
- Explosão de Gelo: possui a capacidade de atordoar um adversário pelo frio, podendo diminuir sua temperatura próxima ao zero;
- Mento-intensificador: aumenta os poderes mentais, permitindo que quem o utilize controle mentes e crie ilusões;
- Explosão elétrica: cria fortes correntes de energia (esse foi o mais utilizado no filme);
- Explosão de chamas: emite um raio de calor de radiação infravermelha que geralmente resulta em chamas;
- Luz Branca: capaz de alterar a gravidade e emitir energia eletromagnética de várias formas;
- Luz negra: absorve toda a luz, criando áreas de completa escuridão;
- Feixe de desintegração: tem o poder de destruir ligações entre átomos e moléculas, porém, precisa recarregar pelo menos 20 minutos para usá-la mais vezes;
- Feixe de Vortex: permite manipular o ar de diversos modos;
- Feixe de impacto: possui diversas aplicações possíveis, podendo derrubar inimigos, desviar projéteis, criar vibrações sônicas etc., tudo através de uma forte emissão de energia;
- Reorganização da matéria: capacidade de manipular matéria, alterando o estado físico das coisas;
Alguns desses poderes podemos ver no filme como a explosão elétrica, a luz branca, o feixe vortex e de impacto. Porém, por ser um filme introdutório, ainda há muito o que ser estudado.
Onde Shang-Chi se encaixa no MCU? (Cuidado com SPOILERS pesados)
O filme se passa logo depois dos eventos de Vingadores Ultimato.
Porém, durante todo o filme não há evidências claras disso, apenas alguns breves apontamentos como (alerta de spoiler pesado) a aparição de Wong (Dr. Estranho) e do Abominável (Incrível Hulk) no meio do filme.
A grande revelação desse cenário acontece em uma das duas cenas pós-crédito (aquela que os críticos falaram que ia deixar o público de queixo caído, e realmente deixou), em que (novamente, alerta de spoiler pesado), aparece Bruce Banner (Hulk) com o braço enfaixado e, nada mais nada menos, que Carol Danvers, nossa querida Capitã Marvel.
Ambos estão tentando analisar os 10 anéis após Wong chamar Shang para o templo do Dr. Estranho. O motivo é que aparentemente há algo dentro dos anéis que está emitindo um sinal, mas ninguém até então soube explicar que sinal é esse.
Por estar se tratando de multiverso, acredito que tenha algo a ver com essa fase do Multiverso da Loucura, mas só saberemos mais pela frente.
A boa notícia é que na última cena pós-crédito do filme, aparece um grande recado dizendo que haverá um segundo filme do herói.
Portanto, esse foi um breve panorama do que achei interessante no filme Shang-Chi.
Elenco de forte representatividade, trama muito boa (apesar que seja introdutória) e um grande gancho para novas produções da Marvel.
E aí? Já assistiram ao filme? O que acharam? Deixem seus comentários!