Joaquin Phoenix é o melhor Coringa?
O Coringa é, sem duvida alguma, um dos principais vilões de todos os universos de super heróis existentes; não tem como imaginar o Batman sem seu icônico antagonista de terno roxo e cabelos verdes, e qualquer mortal que consiga dar trabalho inúmeras vezes ao homem morcego, merece uma atenção especial.
Várias são as memoráveis participações do Coringa nas histórias da D.C.; seja nos quadrinhos, nos desenhos e games com grandes dublagens como as do Mark Hamill, e nas telonas com as históricas atuações de Cesar Romero (“Batman: O Homem Morcego” de 1966), Jack Nicholson (“Batman” de 1989), Heath Ledger (“Batman: O Cavaleiro das Trevas” de 2008) e, atualmente, Joaquin Phoenix (“Joker” de 2019), o que torna difícil de ranquear as melhores atuações, com exceção do último lugar, que todos concordam ser de Jared Leto (“Esquadrão Suicida” de 2016); com a ajuda de um péssimo roteiro e pouquíssimo tempo de tela, o Coringa gângster de Leto é facilmente esquecível.
Se perguntar aos fãs do palhaço de Gotham qual ator fez o melhor Coringa, as respostas ficam bem divididas entre Jack Nicholson, Heath Ledger e, agora, Joaquin Phoenix. Apesar do Cesar Romero ter feito um bom trabalho, e mesmo sendo o primeiro a interpretar o Sr.C., ele fica com o 4º lugar, pois as atuações dos outros 3 são simplesmente sensacionais.
O filme com Jack Nicholson trouxe pela primeira vez um lado sombrio para o universo do Batman na TV, e boa parte do sucesso da obra se deve a presença do Coringa. O longa foi um divisor de águas para os filmes baseados em histórias em quadrinhos e, a atuação do Nicholson serviu de inspiração para inúmeros personagens posteriormente, incluindo o antagonista de “O Cavaleiro das Trevas (2008)”.
Heath Ledger era um ator conhecido por comédias românticas, o que levou a uma enxurrada de críticas devido sua escalação para viver o palhaço de Gotham no segundo filme da trilogia de Christopher Nolan, e calou a boca dos críticos ao fazer um Coringa assustador, caótico, violento e que “derrotou” o Batman. Infelizmente, problemas como a depressão levaram o ator à morte após uma overdose antes mesmo da estreia do filme. Sua atuação lhe rendeu seu único Oscar na carreira e o primeiro de melhor ator coadjuvante para um filme baseado em quadrinhos.
No fim de 2019 estreou “Joker”, um filme que conta como Arthur Fleck se torna o personagem que dá nome a obra, e, com um excepcional roteiro escrito por Scott Silver e Todd Phillips, o último que também foi diretor do longa, e uma grande atuação de Joaquin Phoenix no papel principal, o filme solo do Coringa se tornou o campeão de indicações ao Oscar 2020, com 11 no total, vencendo por melhor trilha sonora original e melhor ator (o primeiro para um filme baseado em histórias em quadrinhos). Esse filme nos traz um personagem com problemas mentais, carente e que se sente abandonado, narrando a própria história, demonstrando não ser um narrador confiável, e evoluindo até se tornar o palhaço de Gotham.
Os três principais coringas foram excelentes e estão praticamente no mesmo nível; o coringa de Jack Nicholson foi um marco no cinema e serve de inspiração até os dias de hoje, e, tanto o Heath Ledger quanto o Joaquin Phoenix receberam, merecidamente, oscars pelo papel. A ordem de preferência entre eles depende unicamente do gosto de cada um.
Como grande fã da trilogia do Batman de Christopher Nolan que sou, o meu Coringa preferido é o do Heath Ledger, meu segundo lugar vai para o Joaquin Phoenix e o terceiro fica com o Jack Nicholson, mas tiro o chapéu para os três atores e, o que importa no final é que somos todos privilegiados por poder ver essas três atuações.
Conte nos comentários qual o seu preferido e o porquê.