Discovery e Warner Media confirmam fusão!
A AT&T confirmou, nessa manhã (17/05), a fusão entre WarnerMedia (HBO, DC Comics, Warner Bros. Studios) e Discovery (Discovery Channel, Animal Planet). O negócio ainda está sujeito à aprovação regulatória, dependendo apenas de aprovação governamental, e incluirá o HBO Max, a CNN, e os serviços do Discovery +.
Os negócios combinados serão liderados pelo CEO do grupo Discovery, David Zaslav, que disse em comunicado a imprensa que “Executivos de ambas as empresas” terão “funções de liderança chave”.
A fusão é parte de uma estratégia de combate à Disney Plus e Netflix, que lideram o mercado de streaming, e é a melhor solução contra o mar de serviços por demanda que estão surgindo.
A AT&T já havia feito uma oferta, em 2016, pela Time Warner, que entrou em vigor em 2018. A expectativa é de que a atual oferta entre em vigor em meados de 2022.
Os acionistas da AT&T ficariam com a maioria das ações da empresa combinada, com 71%, enquanto os acionistas do Discovery ficariam com 29%. A AT&T deve receber algo em torno de US$ 43 bilhões em uma combinação de dinheiro, títulos de dívida e retenção de certas dívidas pela WarnerMedia.
A notícia da fusão já causou uma grande movimentação no mercado de ações e, principalmente, na movimentação dos concorrentes. A Verizon concordou em vendar o Yahoo! e a AOL por US$5 bilhões.
As ações da AT&T subiram mais de 3% antes do mercado, enquanto as ações do Discovery subiram 16%.