Algumas vezes que os nazistas apanharam nos quadrinhos
Após toda a polêmica e os absurdos falados pelo influenciador Monark durante um dos episódios do Flow Podcast, nós da Equipe Morsa Digital resolvemos fazer este texto para exemplificar qual a real forma que nazistas e qualquer tipo de intolerantes devem ser tratados. Por isso, trago a vocês um compilado de algumas das vezes que nossos heróis favoritos desceram a porrada em nazistas nos quadrinhos.
Capitão América
Divulgação: Marvel Comics
Capitão América é possivelmente o primeiro exemplo que vem à nossa mente da luta contra o nazismo nos quadrinhos. Assim como vimos nos filmes, Steve Rogers já lutou contra o Caveira Vermelha e a organização HYDRA, mas o que alguns não sabem é que o Capitão também já teve sua oportunidade de socar a cara do próprio Hitler nos quadrinhos. A icônica imagem foi a capa de Captain America Comics #1 de Joe Simon e Jack Kirby.
Superman
Divulgação: DC Comics
DC também não ficou para trás e também botou seu símbolo da esperança, igualdade e fraternidade para combater os nazistas nos quadrinhos. Tivemos várias edições que mostraram Superman enfrentando as forças de Hitler, mas uma imagem desse confronto que entrou para a história foi a capa de Superman #17 de Jerry Siegel e Joe Shuster, onde temos o Homem de Aço segurando Hitler e o primeiro ministro japonês, General Hideki pelo colarinho.
Hellboy
Divulgação: DC Comics e Dark Horse Comics
Hellboy é outro personagem que tem sua história muito ligada ao regime nazista. Os que viram a adaptação original com Ron Perlman no papel principal vão lembrar que o vermelhão é invocado por nazistas que pretendiam usar seu poder para trazer o fim do mundo e governá-lo. Enquanto no filme essa relação foi abordada de uma forma um pouco mais superficial (em que o vilão era apresentado mais como um vilão próprio do que como um membro do regime nazista), nos quadrinhos, o demônio vermelho enfrenta esses inimigos várias vezes.
Uma das edições memoráveis que retrata esse confronto é Batman/Hellboy/Starman #1 de James Robinson e Mike Mignola, onde Batman e Hellboy unem forças em um crossover incrível para resgatar o Starman original, Ted Knight, após ter sido sequestrado por um grupo neonazista.
Menção Honrosa: Coringa
Reprodução: DC Comics
Vários outros heróis também lutaram contra o regime nazista: Mulher-Maravilha, Tocha-Humana, Magneto, Meia-Noite, Arlequina, Batwoman, Miss América Chavez, Supergirl, e até mesmo as Tartarugas Ninjas, mas um outro personagem se destaca entre os que já enfrentaram o nazismo. No crossover entre Marvel e DC: Batman e Capitão América de John Byrne, o palhaço de Gotham se alia ao Caveira Vermelha, mas, ao se dar conta que tudo aquilo não era um simples disfarce e que seu até então aliado era realmente um nazista, Coringa se volta contra o Caveira.
Coringa: – Você quer dizer que isso não é só um disfarce maluco? Eu tenho trabalhado com um nazista?
Caveira Vermelha: – Mas é claro, por que você está tão chateado, Coringa? Pelo que eu li sobre suas façanhas parecia óbvio que você seria um nazista esplêndido!
Coringa: – Essa máscara deve estar cortando o oxigênio para o seu cérebro. Eu posso ser um criminoso lunático, mas eu sou um criminoso lunático AMERICANO!
Coringa: – Para trás rapazes, esse maluco é meu!
Caveira Vermelha: – Que lamentável! Um patriotismo tão deslocado.
Até mesmo para um dos maiores e mais cruéis vilões de Gotham o nazismo é uma ideia inconcebível.
Para finalizar o texto, gostaria de reiterar que todos nós da Equipe Morsa Digital repudiamos qualquer tipo de ação, fala ou posicionamento que ofenda ou ponha em risco qualquer indivíduo, seja por sua religião, raça, orientação sexual, nacionalidade, etc.
Curtiu o texto? Então curta, comente e compartilhe em todas as nossas redes sociais – Insta, Twitter, YouTube e aqui no site.
E para todos os nerds, geeks e otakus que leram até aqui, o meu muito obrigado e até a próxima!