Existe ordem certa para começar Star Wars?
Essa é sem dúvida a pergunta do milênio. Qual a ordem certa para começar a assistir Star Wars? Ver na ordem de episódios interfere na minha experiência?
Vamos começar do começo. Star Wars foi lançado em 1977 (no Brasil), com o filme “Uma Nova Esperança”, em seguida vieram “O Império Contra-Ataca” e ” O Retorno de Jedi”. Essa seria a trilogia definitiva da saga, porem, em 1999, George Lucas lançou “Star Wars: Ameaça Fantasma”, que daria inicio a uma nova trilogia prequel, ou seja, contaria o que ocorreu antes dos fatos de “Star Wars: Uma Nova Esperança”.
Sendo assim, os episódios foram enumerados pelo próprio George Lucas, começando com o Episódio I, a “Ameaça Fantasma”.
O problema dessa ordem estabelecida por George Lucas é, primeiro, mas não mais importante, a tecnologia utilizada nos episódios IV a VI são muito ruins quando comparadas aos episódios I a III, fato esse que faz com que inúmeras pessoas desistam de acompanhar o resto da história, e eu posso dizer isso pois existem amigos meus que reclamam do CGI e não continuam assistindo a saga.

Em segundo lugar, todos os segredos e revelações da saga são quebrados quando assistimos nessa cronologia, o maior spoiler popular de todos os tempos está em Star Wars V, e o choque só acontece se você nunca tiver visto nada da saga, e assistir necessariamente nessa ordem, IV, V e VI, depois I, II e III.
Então eu cheguei a seguinte conclusão, a saga “principal” é a primeira, com os episódios IV, V e VI. Depois vale a pena assistir as prequels, principalmente o episódio III, que é incrível. E, agora, assistir os episódios VII e VIII, já que o último episódio da saga estreia na próxima semana (19/12).
Vale assistir também o entre episódios, seja a série animada do Clone Wars, e ou os filmes, Rogue One (que eu recomendo muito), e Han Solo (que eu só recomendo mesmo).
Independente da ordem que você for assistir Star Wars, o importante é assistir, curtir, brincar e se aventurar com todo o universo de Star Wars.
Que a força esteja com você!
@tuliogama